TedX João Pessoa 2023

InDesign




BRANDING



TedX João Pessoa

Esse ano, o tema (re)pense nos desafia a refletir sobre os costumes, tradições, modus operandis e rotinas que são repetidamente apresentados como as únicas lentes para enxergar o mundo à nossa volta. E levanta uma interrogação importante para a mente individual e coletiva: as verdades absolutas podem ser questionadas?

A linguagem visual incorpora nosso conceito criando uma metalinguagem que utiliza a estética “pura” e minimalista do próprio TEDx como base, para que a transgressão aconteça por meio de elementos que representem uma ação humana. O X é o elemento principal do Key Visual. Ele sintetiza a ideia geral ao mostrar uma barra puramente técnica cruzando com elementos que sugerem transgressão. As diferentes formas de apresentar o X podem variar entre os materiais. Além disso, é possível tomar partido do uso dos assets disponibilizados para enriquecer os layouts.


Repensar e Reagir: transgredir na ação
O conceito parte de um ponto para todos os outros guiado pela energia transgressora que questiona e rabisca, que deixa a sua mensagem pelas ruas e mentes, que convoca ao questionamento e a atitude, que picha os muros reais para quebrar os muros morais. Estamos afirmando que para todo repensar existe uma reação, é isso que queremos ver acontecer.

Manifesto
As suas verdades, são mesmo suas? Quantos lados elas têm? Quantas interpretações têm uma verdade? Elas existiam ontem? E no ano passado? Tudo que é e existe pode ser questionado. Pensado e repensado.É na repetição dos pensamentos que o indivíduo avança e o coletivo evolui. Da energia elétrica à energia solar, antes de ser uma invenção, foi uma questão. E o “x” da questão sempre estará lá, marcando o que foi, o que é e o que pode ser. Dentro de toda tradição existe um impulso para a revolução. Não é preciso se acostumar com os costumes, muito menos carregar verdades absolutas por um mar inteiro de outras possibilidades. Nadar contra a maré ou ir em busca de uma onda? É tudo construção de perspectivas, novas e antigas. Escolher olhar para frente ou observar o que está ao seu redor. É tirar tudo do lugar e colocar no seu devido pensar. O que existia antes e que agora não faz sentido? Como diria Lenine: "ninguém faz ideia de quem vem lá", com novas ideias, novas verdades, novos futuros. E nessa incerteza e fluidez, vamos bailar a dança da natureza, que se reinventa e se regenera. Ver de novo, de perto, do outro lado, o interior e o inverso. Repensar é ampliar o que olhar para encontrar no que acreditar.



Direção Criativa: João Faissal
Design: Marcelo Marconi e Leonardo Guedes
Posts de Instagram: Tiago Truta




2023



TedX João Pessoa 2023
Published: